PÁGINA INICIAL > INSCRIÇÕES > OFICINAS

Inscrições

Inscrição para Oficinas

Título da Oficina:
Os meios digitais e a preservação do patrimônio audiovisual. O projeto da Cinemateca Virtual do Chile

Instrutor(a):  Carlos Ovando -   Currículo do Instrutor

Encarregado da Unidade Técnica de restauração fílmica da Cineteca do Chile. Licenciado em cinema com Estudos de Especialização e Restauração Fílmica na Universidade Nacional Autônoma do México, Estudos de Laboratório Cinematográfico e pós produção cinematográfica para 35mm e 16mm, Estudos de laboratório fotográfico em branco e preto, técnicas antigas e mistas com Gérman Pinet e o professor Sergio Sopeña; técnicas digitais de restauração fílmica em Ursa 4k, Red Dragon e suportes de pós produção de alta definição e colorimetría. Foi diretor (2010-2013) do “Club fotográfico de México”, única instituição de formação e recuperação fotográfica na Cidade do México. Encabeçou os processos técnico dos projetos “Catastro y revisión de Archivo cinematográfico de la fundación Eduardo Frei Montalva”, filme restauração “Caliche Sangriento” (Helvio Soto, 1969), cadastro e revisão de arquivo cinematográfico da Universidade Católica do Chile “Época Instituto fílmico y Escuela de artes de la comunicación EAC” Chile, entre outros.

Faixa etária:  A Partir de 18 anos

Período:  23/06/2017 - sexta
Horário(s):   16:30 às 18:00  

Carga horária:  1 horas
Número deVagas:  50


Objetivo:
- Neste workshop será abordado o projeto pioneiro conduzido pela Cineteca Universidad de Chile de disponibilização em ambiente virtual de parte do patrimônio cinematográfico chileno.

Conteúdo programático:
-
O projeto Cineteca Virtual (http://www.cinetecavirtual.cl), no ar desde 2014, busca dar acesso a parte da coleção desta instituição utilizando ferramentas e recursos que permitam repensar o lugar de uma cinemateca neste novo contexto digital. Com uma coleção extremamente rica e singular, o projeto elaborado por Luis Horta e pela equipe da Universidad de Chile nos convida a refletir sobre o acesso às obras do patrimônio audiovisual, sobre a relação com novos públicos e também sobre os diferentes desafios técnicos que concernem por um lado o processo de digitalização propriamente dito, e por outro, sua disponibilização online e a dimensão legal que a acompanha.

Pré-Requisitos:

Não há

Você precisa estar logado para se increver na oficina.
Clique aqui e faça seu login ou cadastro

 


<VOLTAR