PÁGINA INICIAL > INSCRIÇÕES > INSCRIÇÃO DE PROJETO > REGULAMENTO

Inscrições

INSCRIÇÃO DE PROJETO

REGULAMENTO

11ª CINEBH – BH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

22 a 27 de agosto 2017

REGULAMENTO

INSCRIÇÃO DE FILMES | MOSTRA A CIDADE EM MOVIMENTO

 

1 – SOBRE A MOSTRA CINEBH

11ª MOSTRA CINEBH - BH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte idealizada para desvendar a nova cadeia produtiva audiovisual e contextualizar o mercado audiovisual – perfil, possibilidades, alternativas e a realidade de exibição no Brasil em intercâmbio com o mundo e com a presença de outros países. É um espaço de formação e reflexão sobre a sustentabilidade do cinema nacional, a sua capacidade de seduzir o público, as possibilidades e viabilidade de co-produção internacional, as tendências, as novas mídias e tecnologias. A programação é gratuita e oferece exibições de filmes nacionais e internacionais – longas, médias e curtas película e digital, homenagens, Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução com a presença de convidados internacionais, debates, sessões cine-escola, mostrinha de cinema, exposições, atrações artísticas.

®     Data prevista de realização do evento: 22 a 27 de agosto de 2016

®     Local de realização: Belo Horizonte – MG

 

2 - A MOSTRA ‘A CIDADE EM MOVIMENTO’ 

 

Criada a partir de 2016, como uma seção na programação da Mostra CineBH, a mostra A Cidade em Movimento consite em uma ação coletiva em diálogo com as questões, pulsações e movimentos atuais da cidade Belo Horizonte e sua região metropolitana, e que são expressos em performance, exibição de filmes, rodas de conversa e outras manifestações artísticas. É uma janela para dar visibilidade aos discursos produtivos e criativos, ampliando as suas conexões. É também um espaço para ocupar, refletir e propor caminhos para o futuro, do ponto de vista de quem movimenta a cidade.

Os filmes exibidos dentro dessa mostra constituem um registro e um acervo fundamentais para o entendimento do espaço urbano contemporâneo.

 

3 – TEMA PARA 2017: Quem Movimenta a Cidade?

 

Em 2016 procuramos exibir conteúdos audiovisuais que tivessem atuado, a seu tempo, como um manifesto contemporâneo das cidades e que alteraram ou questionaram as suas relações de poder. Absorvido pelos movimentos como parte de sua linguagem, esses conteúdos se integraram e se adaptaram fielmente a cada discurso representado. O critério então definido para a mostra em 2016 foi entender o motor desse movimento, o impulso de cada um deles. Essa mostra teve o nome de CINEMA DE MOVIMENTO.

 

Em 2017 ampliamos esse olhar para manifestações que investigam as pessoas, lugares e as comunidades dos sujeitos impulsionadores desse movimento. Além de registros de ações, queremos também observar as abordagens e estéticas propostas, tanto no momento de realização quanto no de circulação e exibição, para entender melhor que tipo de percurso esses discursos e posturas fazem pelas cidades. Queremos entender o espaço urbano como local para onde convergem esses discursos, onde as ideias podem provocar reações e sugerir atitudes consonantes com alguma proposta de futuro e de comportamento. Mais do que um olhar para os Movimentos Sociais emergentes em nosso tempo, queremos perguntar QUEM MOVIMENTA A CIDADE?

 

 

 

3.1 CATEGORIAS

 

Os filmes enviados para a Mostra ‘A Cidade Em Movimento’ deverão ter algum tipo de conexão com os Movimentos emergentes na cidade (Sociais, Artísticos, Culturais, Políticios) e devem estar inscritos em uma das categorias abaixo descritas:

3.1.1 PESSOAS

Conteúdo audiovisual que contemple a ação específica de alguma pessoa, relevante dentro de seu contexto. Pode ser política, artística, ou de qualquer natureza, em reação ao que a cidade propõe como comportamento. Podem ser retratos, performances, posturas ou registros de ações que tenham poder catalizador dentro de suas comunidades.

3.1.2 LUGARES

Conteúdo audiovisual onde o espaço da cidade (rua, bairro, lugar) tenha significado relevante dentro dos movimentos contemporâneos, pela força intrínseca de suas conexões, desenho ou importância histórica na cidade.

 

3.1.3 COMUNIDADES

Conteúdo audiovisual em que as abordagens levem em conta as organizações das pessoas nos diversos espaços da cidade. O foco central desses trabalhos deve ser a colaboração, o compartilhamento, as comunidades, os grupos emergentes.

4 - SOBRE A INSCRIÇÃO DE FILMES

 

4.1 – Período de inscrição: 17 de maio a 09 de junho de 2017 (até 21:00 horas – horário de Brasília)

4.2 – Poderão ser inscritos filmes brasileiros produzidos dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que é formada pelos seguintes 34 (trinta e quatro) municípios: Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa,  Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

4.3 – São aceitas inscrições de LONGAS, MÉDIAS e CURTAS finalizados em qualquer ano.

4.4 – LONGAS - Filmes brasileiros com duração superior a 60 minutos

4.5 – MÉDIAS - Filmes brasileiros com duração entre 30 e 60 minutos

4.6 – CURTAS - Filmes brasileiros com duração de até  30 minutos

4.7 – Poderão ser inscritas obras audiovisuais dos gêneros documentários, ficção, animação, experimental e videoarte.

4.8 – Não serão aceitas inscrições de filmes que não se enquadrem nas categorias, assim como também não serão aceitos vídeos publicitários e/ou institucionais.

4.9 – A inscrição é gratuita e acontece através do site www.cinebh.com.br

 

4.10 – O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser feito pela internet, através do site www.cinebh.com.br e será composta de:

 

4.10.1 – Primeira Parte

- Identificação do proponente

4.10.2 – Segunda Parte

- Dados do filme para seleção (ficha técnica);

- Link do filme para seleção. No momento da inscrição você deverá disponibilizar um link para visualização do filme e a senha de acesso, quando for o caso.

- Inserção de uma foto ilustrativa do filme:

•       O nome do arquivo não deve conter caracteres especiais como acentos, “ç”, etc...

•       O tamanho do arquivo deve ser entre 500Kb e 3MB

•       Formatos aceitos: JPG, JPEG

 

4.11 – A inscrição só será validada após o recebimento do material, a saber:

 

•      Ficha preenchida online com o link válido para acesso ao filme e senha, quando houver.

É considerado válido o link que permita a visualização do filme, preferencialmente via Youtube ou Vimeo. NÃO serão aceitos links de programas para download, como WeTransfer e SendSpace.

 

Atenção quanto ao material enviado para seleção: link e/ou senha de acesso incorretos, que não permitirem a visualização do filme, poderão invalidar a sua inscrição.

 

4.12 – Para os filmes selecionados: os dados constantes na ficha de inscrição serão considerados oficiais para divulgação e publicação no material gráfico e site oficial do evento. Atenção ao preencher a ficha.

4.13 – Em caso de problemas durante a inscrição, solicitamos que entre em contato com a produção do evento, dentro da data/horário limite para as inscrições, através do email: contato@universoproducao.com.br

5 –SELEÇÃO

 

5.1 –  A seleção dos filmes será feita por uma comissão nomeada pela coordenação do evento.

5.2 – A divulgação do resultado dos filmes selecionados está prevista para até o dia 20 de julho de 2017.

 

6 – CÓPIA PARA EXIBIÇÃO

 

Para os filmes selecionados, a orientação técnica sobre os formatos de exibição na mostra e na Rede Minas (quando for o caso) e o prazo para envio da cópia serão informados pela coordenação do evento. Serão considerados os dados preenchidos na ficha de inscrição.

 

7 – DISPOSIÇÕES GERAIS

 

7.1 – A participação na inscrição de filme pressupõe a aceitação das seguintes bases:

 - O trabalho inscrito e selecionado está automaticamente autorizado a ser exibido como parte integrante da programação do evento para o qual foi selecionado.

 - Os participantes cedem, automaticamente, à organização dos eventos os direitos de transmissão de extratos dos filmes e vídeos selecionados para divulgação da programação do evento.

7.2 – O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o produtor da obra é o detentor de todos os direitos cabíveis garantindo sua exibição na Mostra para a qual o filme foi selecionado.

7.3 – Todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim, o responsável pela inscrição, em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

7.4 – As datas e horários das exibições das diversas sessões dos filmes participantes são decididos a partir de critérios definidos único e exclusivamente pela direção do evento.

7.5 – Os links dos filmes enviados para seleção serão arquivados e passarão a fazer parte do acervo da Universo Produção/Instituto Universo Cultural e não serão utilizados para fins comerciais.

7.6 – A direção do evento poderá retirar da programação a qualquer momento o filme que não cumprir as normas deste regulamento ou que falsear as mesmas.

7.7 – Os casos omissos serão solucionados pela direção dos eventos.

7.8 – Os procedimentos de inscrição para seleção dos filmes e a participação do filme selecionado no evento vinculam o participante à plena aceitação deste regulamento.

 

 


<VOLTAR