PÁGINA INICIAL > INSCRIÇÕES > INSCRIÇÃO PARA OFICINA > REGULAMENTO

Inscries

Inscrição para Oficinas

REGULAMENTO

REGULAMENTO

OFICINA DE CRIAÇÃO DE FILMES LANTERNA MÁGICA 2017

 

1 – SOBRE O ARQUIVO EM CARTAZ

O Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo é realizado pelo Arquivo Nacional em parceria com a Universo Produção e o Instituto Universo Cultural desde 2015. A mostra tem como objetivo promover a difusão do patrimônio audiovisual, contribuindo para a preservação e recuperação da memória audiovisual brasileira. Toda a programação do Arquivo em Cartaz é gratuita contando com a realização de debates e homenagens a importantes nomes do cinema.

 

2 – SOBRE A OFICINA LANTERNA MÁGICA

A Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica nasceu da percepção da importância de incentivar a utilização de imagens de arquivo como fonte de inspiração artística e conhecimento científico. A partir de uma seleção de filmes sob a guarda do Arquivo Nacional, os alunos da oficina, participam de discussões teóricas e experimentações práticas para produzir uma obra final elaborada e realizada em pequenos grupos.

Em sua 3ª edição, Lanterna Mágica convidou o documentarista e ensaísta Joel Pizzini para debater e orientar os alunos sobre a utilização e ressignificação de imagens de arquivo na realização de filmes.

Os filmes resultantes da atividade concorrerão entre si na Mostra Oficina Lanterna Mágica, inseridos na grade de programação do festival Arquivo em Cartaz, que acontece entre 6 e 15 de novembro de 2017, no Arquivo Nacional. Os filmes concorrerão entre si nas categorias júri oficial e júri popular. O filme vencedor segundo a comissão julgadora será premiado com até 10 minutos de imagens em movimento do acervo do Arquivo Nacional e o vencedor pelo júri popular receberá o troféu Batoque.

 

3 – Inscrições

3.1 - Período de inscrição: 06 de junho a 05 de julho de 2017, até às 22 horas (horário de Brasília).

3.2- A oficina será realizada no Arquivo Nacional (Praça da República, 173, Centro – Rio de Janeiro)

3.3- É permitida apenas uma inscrição por pessoa.

3.4- Para fazer a inscrição é preciso fazer o cadastro no banco de dados preenchendo o formulário disponível neste site.

3.5- As inscrições para as oficinas são gratuitas.

3.6- Serão disponibilizadas 18 vagas na oficina, e dentre os inscritos, a comissão organizadora do evento fará a seleção dos interessados de acordo com os critérios por ela definidos.

3.7- Não é necessário ter atuação comprovada na área.

3.8- Os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos.

3.7- Após o encerramento das inscrições, até o dia 06/07/2017, um comunicado será enviado para o e-mail que consta no cadastro do usuário (verifique se seu e-mail está digitado corretamente) informando o status de sua inscrição. Caso não receba o e-mail no prazo informado, confira em sua caixa de anti-spam ou entre em contato com a organização do evento através do email relacionamento@universoproducao.com.br

3.8- Os selecionados deverão confirmar presença até às 23h59 horas (horário de Brasília) do dia 10/07/2017, seguindo as orientações do e-mail enviado. Caso não confirme, sua inscrição será considerada como desistência.

 

4- Participação

4.1- Período de realização:As oficinas acontecerão emduas etapas:

·         De 24 de julho a 4 de agosto de 2017 (segunda a sexta-feira), das 10h às 13h, com aulas no miniauditório do Arquivo Nacional.

·         De 14 de agosto a 10 de outubro de 2017, quando os grupos de participantes terão 30 horas de ilha de edição para a finalização dos curtas metragens.

Além dos equipamentos e serviços de edição, a empresa contratada fornecerá os suportes (dvds) para a gravação dos filmes, finalizados em formato .mov/H.264 ou mp4/H.264 e gravados individualmente. O período e o local para a finalização dos filmes serão comunicados por e-mail aos participantes, com

antecedência mínima de 48 horas. Cada grupo fará uso de 5 períodos de 6 horas de utilização de ilha de edição para a montagem de seus filmes. Não será permitido utilizar períodos que ultrapassem as 30 horas limite.

4.2- Os participantes deverão se reunir em grupos de três pessoas para a realização dos curtas-metragens.

4.3- Os filmes devem ter duração máxima de 07 (sete) minutos, incluindo os créditos.

4.4- Os filmes deverão ter no mínimo 30% de imagens de arquivo.

4.5- Os grupos poderão fazer uso de outros materiais além das imagens em movimento disponibilizadas pelo Arquivo em Cartaz. Entretanto, os grupos deverão usar no mínimo 20% de imagens em movimento do acervo do Arquivo Nacional na confecção de seus filmes.

4.6- O prazo para que cada grupo encaminhe a ficha técnica completa e foto de divulgação do filme termina no dia 11 de setembro de 2017. Os grupos que não apresentarem suas informações até a data limite estarão eliminados da Mostra Oficina Lanterna Mágica e não concorrerão aos prêmios de Melhor Filme e Júri Popular.

4.7- Os endereços para que os grupos encaminhem as informações sobre seus filmes são:
arquivo.cartaz@arquivonacional.gov.br ou arquivoemcartaz@gmail.com

4.8- Os participantes com vagas cedidas pelo evento Arquivo em Cartaz, que incluem o servidor do Arquivo Nacional e os indicados pelas instituições parceiras do evento, participarão de todas as atividades da oficina, mas seus filmes não concorrerão na Mostra Oficina Lanterna Mágica. A obra produzida pelo grupo em questão fará parte da grade de programação do evento Arquivo em Cartaz, sendo exibida em caráter exclusivamente informativo.

4.9- Ocertificado será entregue ao final da oficina para os participantes que registrarem 80% da frequência nas atividades. O controle de frequência dos participantes será feito através de listas de presença que deverão ser assinadas diariamente.

4.10- Os filmes deverão ser entregues finalizados até o dia 16 de outubro de 2017. Não serão aceitos filmes depois desta data.

 

5- Premiação

5.1- As obras produzidas durante a Oficina Lanterna Mágica concorrerão entre si nas categorias de Melhor Filme e Júri Popular.

5.2- O grupo vencedor na categoria de Melhor Filme, receberá o Troféu Batoque e o prêmio de até dez minutos em imagens em movimento do acervo do Arquivo Nacional, que terá a validade de 01 (um) ano, a contar da data de premiação, para solicitar as imagens.

5.3- O filme premiado na categoria Júri Popular, receberá o Troféu Batoque.

5.4- A comissão para a seleção do filme vencedor da Mostra Oficina Lanterna Mágica será formada por convidados das áreas acadêmica e cinematográfica.

5.5- Todos os filmes produzidos durante a Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica serão incorporados ao acervo do Arquivo em Cartaz, ficando disponíveis para acesso na Sala de Consultas do Arquivo Nacional, podendo também integrar mostras itinerantes do Festival.

 

Atenção:

• O aluno selecionado que não comparecer ao primeiro dia de aula da oficina e não comunicar antecipadamente será considerado como desistente e terá sua vaga cancelada.

• O aluno selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar um documento de identificação original com foto e o comprovante de inscrição no ato do credenciamento no dia de início da oficina.

• Caso ocorra algum problema durante o processo de inscrição, por favor, entre em contato através do e-mail relacionamento@universoproducao.com.br ou pelo telefone (31) 3282.2366. Não serão aceitas reclamações após o prazo de inscrição.

 



<VOLTAR