PÁGINA INICIAL > INSCRIÇÕES > INSCRIÇÃO PARA TRABALHOS AUDIOVISUAIS ESCOLARES > REGULAMENTO

Inscri��es

Inscrição FILMES | MOSTRA EDUCAÇÃO

REGULAMENTO

12ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

INSCRIÇÃO DE FILMES | MOSTRA EDUCAÇÃO

 

 

1 – SOBREA 12ªCINEOP E O IX FÓRUM DA REDE KINO

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual nacional que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 12ª edição em 2017 reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo - centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. Uma proposta inédita no circuito de mostras e festivais do Brasil que oferece uma programação abrangente e gratuita que inclui homenagensexibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas e filmes restaurados (longas, médias e curtas), mostra educação, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e, ainda, realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação (Fórum Rede Kino).

 

IX FÓRUM DA REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual

 

Rede KINO é formada por um grupo de professores, pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de organizações do campo do cinema e do audiovisual. Desde 2009 vem promovendo um rum anual para debate e reflexão sobre o audiovisual e a educação, sendo acolhido em 2010 pela Mostra de Cinema de Ouro Preto. O Fórum busca um diálogo com as demais ações da Mostra e tem como foco a criação de um espaço de discussão que relacione o cinema e a educação, a partir da apresentação de propostas práticas e problemas teóricos. As discussões anualmente realizadas no âmbito do Fórum tem refletido na criação de políticas públicas, pesquisas acadêmicas, publicações, projetos e filmes que impactam diretamente os espaços formais e não-formais de ensino no país. 

 

→Data prevista de realização do evento: 21 a 26 de junho de 2017

 

→Local de realização: Ouro Preto – MG

 

 

2 – TEMA PARA 2017: Emergências Ameríndias

Emergências indicam, entre suas acepções, a ação e o efeito de emergir; sucesso, acidente que sobrevém, situação de perigo ou desastre que requer uma ação imediata. Etimologicamente, ela deriva do latim, emergere, e significa "trazer à luz", subir à superfície. Nos últimos anos temos ouvido amplamente um discurso a respeito da necessidade de dar a voz ao outro, aumentando os números de pontos-de-vista e representações. No entanto, gostaríamos de fazer uma ressalva em relação à ideia de “dar a voz”, que oferece um sentido ambivalente, com ressonâncias de um Brasil colonizado e patriarcal. Indígenas, camponeses, crianças, negros, mulheres, trans, e demais grupos entendidos simbolicamente como “minorias” possuem vozes e modos de fala singulares, faltando-lhes apenas as condições de possibilidade para que essas vozes venham à luz, ganhem a superfície e possam produzir seus efeitos na comunidade. 

É nesta perspectiva, portanto, que temos como inspiração para esta mostra o filme Martírio (Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita, 2016), que procura dar visibilidade a uma outra história do Brasil, uma história do Brasil às avessas, pela perspectiva daqueles que aqui já vivia me foram e seguem sendo continuamente expropriados de suas terras. O martírio dos indígenas Guarani-Kaiowá emerge com suas vozes e corpos, revelando a luta pela sobrevivência e também suas formas de viver e entender a vida e o mundo.

Finalmente, essa Mostra pretende se converter em um espaço fecundo para a promoção de um debate sobre a criação de condições para a emergência de uma outra produção audiovisual e suas relações com o universo da educação, com especial foco na questão indígena.

 

3 - A MOSTRA EDUCAÇÃO

 

A proposta tem como objetivo fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar, sendo este o foco do Fórum da Rede Kino. Destaca-se ainda o grande interesse em processos colaborativos, horizontais, nos quais os estudantes assumam situações de protagonismo, ocupando efetivamente o lugar de articuladores dos materiais elaborados / filmados / editados.

Em 2017, a Mostra Educação homenageia o projeto de formação e realização audiovisual indígena deo nas Aldeias (VNA), criado em 1986 por Vincent Carelli. Assim, convidamos a todos os interessados em participar que assistam ao filme Das crianças Ikpeng para o mundo, disponível no link: http://www.videonasaldeias.org.br/2009/video.php?c=28

E, a partir do filme, procurem responder ao pedido feito pelos jovens indígenas há 20 anos mostrando um dia em sua comunidade, filmando-o. É importante destacar que todos os filmes enviados para a Mostra Kino Educação este ano devem ter como princípio a ideia de que são uma resposta audiovisual ao pedido dos Ikpeng, contudo, existem inúmeras maneiras e formas de articular as imagens, palavras e sons.Os filmes precisam ser necessariamente coletivos, isto é, não podem ser uma resposta aos Ikpeng apenas da vida de uma criança ou jovem, mas de um coletivo de amigos, estudantes, trabalhadores, professores, etc.

 

3.1 CATEGORIAS

Os filmes enviados para a Mostra Educação deverão estar inscritos em uma das categorias abaixo descritas:

3.1.1 Kino Carta Lumière

Tente fazer emergir a diversidade do seu grupo e da sua localidade a partir do dispositivo Minuto Lumière. Os filmes dos Irmãos Lumière eram feitos com a câmera fixa, sem movimentos, buscando capturar acontecimentos do cotidiano que revelavam a grandeza do ínfimo, o detalhe dos movimentos do mundo, as luzes que transitam pelos corpos, objetos e lugares. Eram filmes de um minuto, entre o ligar e desligar da câmera, sem movimento, sem zoom, sem corte, sem áudio. Juntem de 3 (três) a 5 (cinco) Minutos Lumière para fazer o seu filme em resposta às crianças Ikpeng.

3.1.2 Kino Carta Mudo

Um filme mudo pode ter áudio (música, ruídos, sons ambientes, etc.) e legendas. A câmera pode se mover e os planos podem ter o tempo que você quiser, 5 (cinco) segundos ou 1 (um) minuto e 40 segundos, por exemplo. Procurem extrair e montar a partir de seus mundos um filme que não precise de explicações e diálogos.

3.1.3 Kino Carta Objeto

As crianças Ikpeng nos mostram seus brinquedos e vários outros objetos utilizados em sua aldeia. Quais os objetos que os grupos sociais e culturais da sua região têm para mostrar às crianças Ikpeng? Peça para uma pessoa que você conheça para mostrar um objeto que é importante para o grupo social dela. Tente compreender e revelar através dos sons e imagens a importância das coisas para os outros.

3.1.4 Kino Carta Animação

Faça um filme de animação para as crianças Ikpeng. Use suas habilidades para realizar um filme com materiais diversos – lápis, papeis, canetas, tintas, linhas, tecidos etc. Tente explorar seu universo a partir desses materiais!             

3.1.5 Kino Carta Lugar

As crianças Ikpeng mostraram em seu filme vários lugares de sua aldeia e o que elas fazem nestes lugares. Escolha um lugar da sua cidade bastante freqüentado e mostre aos Ikpeng o que você faz lá. Perceba nesses lugares a circulação de pessoas, animais, objetos. O circula por esse espaço e o que está de fora?

3.1.6 Kino Carta Experimental

O que pode ser um filme experimental? Invente uma forma de fazer um filme que não seja nada convencional, mas que, mesmo assim, continua sendo uma carta para as crianças Ikpeng.

3.1.7 Kino Carta Arquivo

Na última Bienal (32ª Bienal de São Paulo – Incerteza viva) o projeto deo nas Aldeias abriu pela primeira vez seu arquivo de imagens através do trabalho “Brasil dos índios: um Arquivo aberto do Vídeo nas Aldeias”. É possível fazer isso em suas comunidades, abrir os arquivos e fazer um filme carta com estas imagens? O filme não precisa ser todo de arquivos, mas tem de ser baseado neles. Tente fazer um filme carta com imagens antigas que mostrem às crianças Ikpeng a importância destas imagens para vocês hoje.

 

4 – SOBRE A INSCRIÇÃO DE FILMES

4.1 – Período de inscrição: 17 de abril a 02 de maio de 2017 (até 21:00 horas – horário de Brasília)

4.2 – Poderão ser inscritos filmes brasileiros e latino-americanos produzidos em contexto escolar – por alunos de escolas/instituições públicas de educação básica e de ensino não-formal – que se enquadrem em uma das categorias pré-estabelecidas neste regulamento (ver item 3)

4.3 – Não serão aceitas inscrições de filmes que não se enquadrem nas categorias, assim como também não serão aceitos vídeos publicitários e/ou institucionais

4.4 – Tempo limite de duração dos filmes: até 05 (cinco) minutos – estarão desclassificados os filmes que apresentarem duração superior

4.5 – A inscrição é gratuita e acontece através do site www.cineop.com.br

4.6 – O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser feito pela internet, através do site www.cineop.com.br e será composta de:

4.6.1 – Primeira Parte

- Identificação do proponente

4.6.2 – Segunda Parte

- Dados do filme para seleção (ficha técnica);

- Link do filme para seleção. No momento da inscrição você deverá disponibilizar um link para visualização do filme e a senha de acesso, quando for o caso.

- Inserção de uma foto ilustrativa do filme:

•       O nome do arquivo não deve conter caracteres especiais como acentos, “ç”, etc...

•       O tamanho do arquivo deve ser entre 500Kbe 3MB

•       Formatos aceitos: JPG, JPEG

 

4.7 – A inscrição só será validada após o recebimento do material, a saber:

•      Ficha preenchida online com o link válido para acesso ao filme e senha, quando houver.

É considerado válido o link que permita a visualização do filme, preferencialmente via Youtube ou Vimeo. NÃO serão aceitos links de programas para download, como WeTransfer e SendSpace.

Atenção quanto ao material enviado para seleção: link e/ou senha de acesso incorretos, que não permitirem a visualização do filme, poderão invalidar a sua inscrição.

 

4.08 – Para os filmes selecionados: os dados constantes na ficha de inscrição serão considerados oficiais para divulgação e publicação no material gráfico e site oficial do evento. Atenção ao preencher a ficha.

4.09 – O responsável pela inscrição se compromete a enviar 01 (uma) cópia em DVD quando solicitado pela coordenação.

 

5 –SELEÇÃO

5.1 –  A seleção dos filmes será feita por uma comissão nomeada pela coordenação do evento e membros do Fórum da Rede Kino.

5.2 – A divulgação do resultado dos trabalhos selecionados será comunicada aos inscritos até o dia 30 de maio de 2017.

 

6 – CÓPIA PARA EXIBIÇÃO

Para os filmes selecionados, a orientação técnica para os formatos de exibição e o prazo para envio da cópia serão informados pela coordenação do evento. Serão considerados os dados preenchidos na ficha de inscrição.

Atenção: DURANTE A REALIZAÇÃO DO EVENTO NÃO SERÁ PERMITIDA A TROCA DA CÓPIA DE EXIBIÇÃO PREVIAMENTE ENVIADA.

 

7 – DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 – A participação na inscrição de filme pressupõe a aceitação das seguintes bases:

 - O trabalho inscrito e selecionado está automaticamente autorizado a ser exibido como parte integrante da programação do evento para o qual foi selecionado.

 - Os participantes cedem, automaticamente, à organização dos eventos os direitos de transmissão de extratos dos filmes e vídeos selecionados para divulgação da programação do evento.

7.2 – O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o produtor da obra é o detentor de todos os direitos cabíveis garantindo sua exibição na Mostra para a qual o filme foi selecionado.

7.3 – Todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim, o responsável pela inscrição, em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

7.4 – As datas e horários das exibições das diversas sessões dos filmes participantes são decididos a partir de critérios definidos único e exclusivamente pela direção do evento.

7.5 – Os links dos filmes enviados para seleção serão arquivados e passarão a fazer parte do acervo da Universo Produção/Instituto Universo Cultural e não serão utilizados para fins comerciais.

7.6 – A direção do evento poderá retirar da programação a qualquer momento o filme que não cumprir as normas deste regulamento ou que falsear as mesmas.

7.7 – Os casos omissos serão solucionados pela direção dos eventos.

7.8 – Os procedimentos de inscrição para seleção dos filmes e a participação do filme selecionado no evento vinculam o participante à plena aceitação deste regulamento.


<VOLTAR