PÁGINA INICIAL > INSCRIÇÕES > INSCRIÇÃO DE FILMES > REGULAMENTO

Inscrições

INSCRIÇÃO DE PROJETOS

REGULAMENTO

8th BRASIL CINEMUNDI

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS

 

1 – SOBRE O BRASIL CINEMUNDI

O BRASIL CINEMUNDI – International Coproduction Meeting, programa que integra a 11ª Mostra CineBH, chega a sua oitava edição de 22 a 27 de agosto de 2017 com o propósito de conectar a produção independente e o mercado audiovisual internacional, ampliando a rede de contatos e negócios entre os profissionais brasileiros e representantes da indústria mundial. Promovendo ações que geram intercâmbio, aproximam e fortalecem os caminhos para a inserção da produção audiovisual brasileira no mercado mundial.

O programa é também uma ferramenta de formação e treinamento de profissionais da área do audiovisual sobre as tendências do cinema contemporâneo e inserção no mercado internacional. Uma iniciativa que intensifica os esforços de ampliação de mercados, das fontes alternativas de financiamento e o contato com profissionais de outros países.

 

2 – ORGANIZAÇÃO

                                                         

O BRASIL CINEMUNDI é uma idealização e realização da Universo Produção – empresa sediada em Belo Horizonte. Conta com o patrocínio de empresas públicas e privadas e com as leis Federal e Municipal de Incentivo à Cultura.

 

3 – SOBRE A INSCRIÇÃO

3.1 – O período de inscrição é de 04 de abril a 10 de maio de 2017 (até 23:59 horas – horário de Brasília).

3.2 – A inscrição é gratuita e acontecerá através do formulário disponível no site www.universoproducao.com.br. A inscrição só será considerada válida após o envio via site da ficha de inscrição inteiramente preenchida. 

3.3 - A inscrição se limita a 01 (um) projeto de um mesmo diretor, sendo ilimitado o número de inscrições para empresa produtora.

 

4 – SOBRE AS CATEGORIAS – BRASIL CINEMUNDI E DOC BRASIL MEETING

 

4.1 – Categoria BRASIL CINEMUNDI - Todos os projetos inscritos, independente do gênero do filme, estarão aptos a participar da seleção para a categoria “Brasil CineMundi”.

 

4.1.1 – Na categoria BRASIL CINEMUNDI serão selecionados até 10 (dez) projetos de longa-metragem

 

                4.1.2 – Atividades oferecidas:

 

                 Debates/Workshops/Case Study - oportunidade para ouvir, trocar experiência e aprender com profissionais internacionais e brasileiros que atuam no                          mercado audiovisual internacional

Meetings one-to-one: – os projetos selecionados participarão de reuniões individuais de até 25 minutos, onde terão a oportunidade de apresentar sua proposta para profissionais internacionais da indústria audiovisual e fundos de investimento, convidados do evento.

Formação: serão oferecidas ações de capacitação para oportunizar a reciclagem e a troca de conhecimentos e sugestões relativas ao desenvolvimento do roteiro e projeto.

 

4.1.3 – Premiação

-     Os 10 projetos selecionados na categoria BRASIL CINMUNDI serão avaliados por um júri composto por integrantes convidados da organização do evento para eleição de 01 (um) projeto vencedor.

-     A premiação do projeto vencedor será o Troféu Horizonte – oficial do evento e materiais e serviços audiovisuais oferecidos pelas empresas parceiras com o objetivo de viabilizar a execução do projeto em questão.

-    O anúncio do projeto vencedor será realizado no encerramento do 8º Brasil CineMundi.

-     Outros prêmios poderão ser concedidos aos projetos participantes de acordo com parcerias a serem estabelecidas e divulgadas pela organização do evento.

 

4.2 – Categoria DOC BRASIL MEETING - Os projetos do gênero “Documentário”, além de participarem da seleção para a categoria “Brasil CineMundi”, estarão aptos a também participarem da seleção para a categoria “Doc Brasil Meeting” – programação direcionada exclusivamente para projetos de documentário que tem como objetivo construir redes de trabalho, cooperação, troca de experiências para promoção, difusão do documentário brasileiro no mercado audiovisual internacional através de ações de formação e intercâmbio com profissionais internacionais que atuam no mercado do documentário.

 

4.2.1 – Na categoria DOC BRASIL CINEMUNDI serão selecionados até 05 (cinco) projetos de longa-metragem exclusivamente do gênero documentário

4.2.2 – Atividades oferecidas:

                  Debates/Workshops/Case Study - oportunidade para ouvir, trocar experiência e aprender com profissionais internacionais e brasileiros que atuam no                         mercado do documentário

Consultoria: os projetos selecionados participarão de reuniões individuais de até 50 minutos, onde terão a oportunidade de apresentar sua proposta para profissionais internacionais conectados ao mercado do documentário.

Formação: serão oferecidas ações de capacitação para oportunizar a reciclagem e a troca de conhecimentos e sugestões relativas ao desenvolvimento do roteiro e projeto

 

4.3 – Categoria FOCO MINAS – Categoria exclusiva para projetos produzidos no Estado de Minas Gerais. O propósito é ampliar a presença de projetos de longas originados em Minas Gerais, visando assegurar participação e credenciamento para a programação dos meetings e consultoria internacional.

4.3.1 – Na categoria FOCO MINAS serão selecionados até 05 (cinco) projetos de longa-metragem exclusivamente do Estado de Minas Gerais

4.3.2 – Atividades oferecidas:

Debates/Workshops/Case Study - oportunidade para ouvir, trocar experiência e aprender com profissionais internacionais e brasileiros que atuam no mercado audiovisual internacional

Consultoria: o projeto selecionado receberá uma consultoria de até 50 minutos que será realizada com um dos convidados.

 

5 - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

 

5.1 - Serão aceitos projetos de longa-metragem (mínimo 70 minutos de duração) de qualquer gênero, em fase de desenvolvimento de roteiro ou de pré-produção, e em duas categorias:

Categoria A – O projeto deve ser até o terceiro longa-metragem do mesmo diretor.

Categoria B – O mesmo diretor pode ter dirigido mais de três longas, porém este deve ser seu primeiro projeto visando co-produção internacional.

 

5.2 - Além das informações sobre o diretor, produtor e empresa produtora, na ficha de inscrição devem constar as seguintes informações sobre o projeto:

- Número do protocolo de inscrição na Lei do Audiovisual (se for o caso)

- Apresentação do Projeto (máximo de 3.500 caracteres)

- Logline – sinopse curta (máximo de 500 caracteres)

- Sinopse Longa (máximo de 1.000 caracteres)

- Argumento (máximo 15.000 caracteres)

- Notas do Diretor (máximo 10.000 caracteres)

- Especificações do Filme (informações previstas)

- Tempo de Duração do Filme

- Gênero

- Formato de filmagem

- Formato final de exibição

- Tempo de Filmagem (n° de Semanas)

- Locações previstas (máximo 500 caracteres)

- Fase em que o projeto se encontra

- UF de produção

- Orçamento previsto do Projeto (em Real)

- Relacionar Parceiros Associados Ao Projeto (opcional)

- Anexo imagem - envio de Imagem que ilustre e represente o projeto.

- Anexos extras (opcional) - envio de vídeo ou texto que ilustre e represente o projeto.

5.3 – ATENÇÃO: Considerando que o formulário de inscrição deve ser preenchido e enviado em etapa única, sugerimos que as informações sejam previamente preparadas, pois não será permitida edição do formulário online posterior ao envio do projeto.

 

OS FORMULÁRIOS INCOMPLETOS SERÃO DESCLASSIFICADOS NO PROCESSO SELETIVO.

 

6 – SOBRE A SELEÇÃO

6.1 – A análise e seleção dos projetos serão realizadas por uma comissão nomeada pela coordenação do evento, e levarão em conta a qualidade artística do projeto e obras realizadas pela equipe, bem como o empenho do produtor na realização e viabilização do projeto.

6.2 – Uma vez selecionado, dois representantes do projeto (produtor e diretor) serão convidados a participar de toda programação do 8º Brasil CineMundi e se comprometem a estar presentes por todo o período do evento - de 22 a 27 de agosto de 2017. A confirmação desta participação se dará mediante assinatura de um Termo de Compromisso. 

6.3 – A seleção dos projetos será anunciada no site www.cinebh.com.br até o dia 05 de julho de 2017.

6.4 – Uma vez selecionado, o responsável pelo projeto se compromete a enviar outras possíveis informações requisitadas pela organização do evento.

 

7 - DISPOSIÇÕES GERAIS

A participação na inscrição de projetos supõe a aceitação dos seguintes requisitos:

 

7.1 – Os filmes finalizados a partir de um projeto apresentado no BRASIL CINEMUNDI deverão mencionar sua participação no Programa, através da seguinte inserção nos créditos iniciais ou finais do filme: “Projeto selecionado no programa BRASIL CINEMUNDI (logotipo)”. No caso dos filmes premiados no BRASIL CINEMUNDI, a menção de participação no Programa deve ser inserida nos créditos iniciais: “Filme premiado no programa BRASIL CINEMUNDI (logotipo)”. Os logotipos serão fornecidos pela organização do evento.

7.2 – A Universo Produção não se responsabiliza por questões relativas ao direito autoral, direitos de uso de voz, imagem, trilha sonora ou locação no conteúdo dos trabalhos inscritos. 

7.3 – A organização do evento poderá desclassificar, a qualquer momento, o projeto que não cumprir as normas deste regulamento ou que falsear as mesmas.

7.4 – A direção do evento é soberana na tomada decisões para casos omissos e/ou não previstos neste regulamento e que se fizerem necessárias ao longo do processo.

7.5 – Os procedimentos de inscrição para seleção dos projetos vinculam o participante à plena aceitação deste regulamento.

 


<VOLTAR