PÁGINA INICIAL > INSCRIÇÕES > INSCRIÇÃO PARA TRABALHO ACADÊMICO > REGULAMENTO

Inscrições

Inscrição para PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS COMUNITÁRIOS

REGULAMENTO

12ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

INSCRIÇÃO PARA PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS

 

 

1 – SOBRE A 12ª CINEOP E O IX FÓRUM DA REDE KINO

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual nacional que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 12ª edição em 2017 reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo - centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. Uma proposta inédita no circuito de mostras e festivais do Brasil que oferece uma programação abrangente e gratuita que inclui homenagensexibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas e filmes restaurados (longas, médias e curtas), mostra educação, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e, ainda, realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação (Fórum Rede Kino).

 

IX FÓRUM DA REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual

Rede KINO é formada por um grupo de professores, pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de organizações do campo do cinema e do audiovisual. Desde 2009 vem promovendo um rum anual para debate e reflexão sobre o audiovisual e a educação, sendo acolhido em 2010 pela Mostra de Cinema de Ouro Preto. O Fórum busca um diálogo com as demais ações da Mostra e tem como foco a criação de um espaço de discussão que relacione o cinema e a educação, a partir da apresentação de propostas práticas e problemas teóricos. As discussões anualmente realizadas no âmbito do Fórum tem refletido na criação de políticas públicas, pesquisas acadêmicas, publicações, projetos e filmes que impactam diretamente os espaços formais e não-formais de ensino no país. 

→ Data prevista de realização do evento: 21 a 26 de junho de 2017

→ Local de realização: Ouro Preto – MG

 

2 – TEMA PARA 2017: Emergências Ameríndias

Emergências indicam, entre suas acepções, a ação e o efeito de emergir; sucesso, acidente que sobrevém, situação de perigo ou desastre que requer uma ação imediata. Etimologicamente, ela deriva do latim, emergere, e significa "trazer à luz", subir à superfície. Nos últimos anos temos ouvido amplamente um discurso a respeito da necessidade de dar a voz ao outro, aumentando os números de pontos-de-vista e representações. No entanto, gostaríamos de fazer uma ressalva em relação à ideia de “dar a voz”, que oferece um sentido ambivalente, com ressonâncias de um Brasil colonizado e patriarcal. Indígenas, camponeses, crianças, negros, mulheres, trans, e demais grupos entendidos simbolicamente como “minorias” possuem vozes e modos de fala singulares, faltando-lhes apenas as condições de possibilidade para que essas vozes venham à luz, ganhem a superfície e possam produzir seus efeitos na comunidade. 

É nesta perspectiva, portanto, que temos como inspiração para esta mostra o filme Martírio (Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita, 2016), que procura dar visibilidade a uma outra história do Brasil, uma história do Brasil às avessas, pela perspectiva daqueles que aqui já vivia me foram e seguem sendo continuamente expropriados de suas terras. O martírio dos indígenas Guarani-Kaiowá emerge com suas vozes e corpos, revelando a luta pela sobrevivência e também suas formas de viver e entender a vida e o mundo.

Finalmente, essa Mostra pretende se converter em um espaço fecundo para a promoção de um debate sobre a criação de condições para a emergência de uma outra produção audiovisual e suas relações com o universo da educação, com especial foco na questão indígena.

 

3 - DEFINIÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS

Por projetos audiovisuais educativos entendemos as ações que buscam algum tipo de atuação junto à produção e difusão de conteúdo para mídias digitais, cinema e televisão, com fins educativos. Poderão ser enquadrados projetos de pessoas físicas e / ou jurídicas. Para esta edição entendemos como prioridade projetos realizados pelos / com grupos de todos os povos indígenas que vivem no Brasil. Destacamos que a ênfase temática desta edição não exclui a inscrição, seleção e participação de projetos que estão igualmente implicados com aqueles que sofrem material e simbolicamente os efeitos da exclusão e que por motivação diversa tem acesso, participação e / ou oportunidade igualitária dificultada (ou vetada) a bens e serviços universais disponíveis para a população.

 

3.1 – CATEGORIAS DOS PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS

 

Destacamos as áreas de concentração e atuação que deverão nortear a inscrição, seleção e apresentação dos projetos no IX Fórum da Rede Kino:

a)                  Projetos de produções audiovisuais educativas realizados representantes indígenas;

b)                 Projetos de produções audiovisuais educativas (livre);

c)                  Projetos que orientam e realizam a formação audiovisual para jovens e crianças indígenas;

d)                 Projetos que orientam e realizam a formação audiovisual para jovens e crianças (livre);

e)                 Projetos e pesquisas com produções audiovisuais indígenas;

f)                   Projetos e pesquisas com produções audiovisuais (livre)

 

4 – SOBRE A INSCRIÇÃO

4.1 – Poderão se inscrever quaisquer proponentes que representem atividades do projetos nas áreas acima descritas.

 

Período de inscrição:

17 de abril a 02 de maio de 2017 (até 21:00 horas – horário de Brasília)

 

4.2 – O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser feito pela internet, através do site www.universoproducao.com.br e será composta de:

4.2.1 – Primeira Parte

a.       Identificação do proponente

b.      Apresentação do Projeto, em até 500 caracteres (incluindo os espaços) e CV do proponente;

 

4.2.2 – Segunda Parte


4.2.2.1 - Texto completo em até 4.000 caracteres (incluindo os espaços) contendo:

a)      Histórico e justificativa;

b)      Bases metodológicas utilizadas;

c)       Principais ações junto à comunidade;

d)      Referências - em até 1.000 caracteres (incluindo os espaços);

e)      Link(s) dos materiais audiovisuais citados e / ou realizados pelos projetos (até 15min de duração);

 

4.2.2.2    - Anexar uma imagem de referência do projeto:

▪     O nome do arquivo não deve conter caracteres especiais como acentos, “ç”, etc...

▪     O tamanho do arquivo deve ser entre 500Kb e 3MB

▪     Formatos aceitos: JPG, JPEG

 

4.3 – Não é cobrada taxa de inscrição.

 

5 - SELEÇÃO

 

5.1 –  A seleção dos trabalhos será realizada por uma comissão nomeada pela coordenação da Rede Kino composta por, no mínimo, três membros.

5.2 - A comissão terá autoridade plena para deferir o número de projetos selecionados, bem como colocar-se no direito de recusar propostas que não se adequem à temática vigente.

5.3 – Estarão imediatamente desclassificados os projetos que não se enquadrem nas categorias definidas (ver item 3.1) e / ou não cumpram as exigências para a inscrição (ver item 4)

5.3 - A divulgação dos trabalhos selecionados será oficialmente divulgada até o dia 30 de maio de 2017 no site www.cineop.com.br

 

6.       – PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

6.1 – Cada projeto selecionado deverá designar até dois representantes oficiais perante à organização do evento. Estes profissionais deverão dirigir-se à sala de coordenação e logística para identificação de presença e credenciamento.

6.2 – Cada projeto selecionado terá até 20 minutos para sua apresentação. A data, horário e local serão informados previamente pela organização do evento.

6.3 – É de responsabilidade do responsável pelo projeto selecionado arcar com todas as despesas logísticas (transporte, hospedagem e alimentação) e produção de material didático para sua apresentação.

6.4 – É de responsabilidade da organização do evento - Universo Produção oferecer:

 

•        Credenciamento para os responsáveis pelo projeto - composto de: crachá, pasta, catálogo. Terá direito ao credenciamento até dois representantes oficiais dos projetos selecionados que integrarão as mesas de trabalho e cujo nome e dados forem informados previamente

•        Certificado de participação – poderá ser fornecido um certificado aos profissionais responsáveis pelo projeto.  Somente receberão o certificado de participação os responsáveis previamente informados e que participarem presencialmente do evento no dia da apresentação do projeto.

 

 

7 - DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 - A participação na inscrição de trabalhos supõe a aceitação das seguintes bases: 

  - O trabalho e/ou projeto inscrito e selecionado está automaticamente autorizado a compor uma das mesas como parte integrante da programação do evento para o qual foi selecionado.

7.2 – Os casos omissos serão solucionados pela direção do evento.

7.3 – Os procedimentos de inscrição para seleção dos trabalhos e projetos selecionados pelo Fórum da REDE KINO no evento vinculam o participante à plena aceitação deste regulamento.



<VOLTAR